top of page

Minnie Freudenthal

Médica extraordinária com um olhar diferente sobre a humanidade da medicina

Anchor 1

Cuidando do corpo e da alma, ponteando fronteiras com a medicina holística

Sobre

Minnie Freudenthal é uma médica que se destaca pela sua vasta experiência internacional e pela abordagem holística à medicina, que integra nutrição, hipnose clínica e mindfulness na sua prática. Ao longo dos anos, realizou estudos e estágios em várias partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, Angola e Reino Unido. Para além das suas consultas, um dos seus muitos projetos paralelos envolve trabalhar com jovens na compreensão e fortalecimento da saúde mental.

Em 1978, ela completou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Seguiram-se uma série de estágios, tais como o serviço médico do Hospital Laennec, em Paris e a Unidade de Urgências Médicas do Hospital de São José, em Lisboa.

Um longo caminho de sabedoria médica enriquecida pela curiosidade

Em 1983, a Minnie mudou-se para Nova Iorque, onde realizou uma residência de três anos em medicina interna no New York Infirmary Beekman Downtown Hospital e foi aprovada no Federal Licensing Examination of the National Board of Medical Examiners. Entre 1987 e 1988, fez um estágio em doenças infeciosas nos hospitais da New York Medical College. Nessa altura, começou também a trabalhar numa clínica privada como especialista em Medicina Interna, em Nova Iorque.

Em 1990, a Minnie regressou a Portugal e começou a trabalhar em clínica privada em Lisboa e Cascais, em paralelo com o trabalho como médica de urgência no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Dotada de uma mente naturalmente curiosa interessou-se pela nutrição como base para uma boa saúde. Em 2010, consciente do impacto da saúde mental na saúde, fez o curso de Hipnose Clínica na London School of Clinical Hypnosis e em 2013 o de Redução de Stress Baseada em Mindfulness.

O amor liberta-nos dos nossos medos, das nossas limitações, pode até alargar os nossos limites. Se eu me sentir amada, e que, mesmo que erre, tenho um sítio que me vá abrir os braços para aquilo que eu aprendi, então eu vou aprender com essa experiência. Isso é a maior prova de amor que se pode dar a uma pessoa.

Minnie Freudenthal

Educação e empreendedorismo para a promoção da saúde mental

Uma forte defensora de uma nova educação mais completa, a Minnie tem um interesse especial na juventude atual. Alarmada com as taxas de doenças mentais e distúrbios nas gerações mais jovens, é uma das fundadoras do projeto jovem "Mind Blackout", que une neurociência, medicina, psicologia, ferramentas cognitivas de mindfulness, arte e empreendedorismo. Também faz parte do grupo "DoMa - De Outra Maneira", composto por pessoas de diferentes áreas que acreditam na responsabilidade social de partilhar ideias e retribuir à sociedade.

Desde 2003 que faz palestras e workshops relacionados com nutrição e neurociência em contextos empresariais, universitários e privados. Também co-escreveu dois livros de receitas, "Paladares Pacíficos" e "Paladares de Cá", refletindo o seu compromisso com uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar.

Minnie responde

Porque é que o teu tema é essencial nos dias de hoje?


Minnie Freudenthal: É através da minha experiência clínica e dos conhecimentos em neurociência que ajudo as pessoas a compreender a ligação entre natureza biológica e contexto social, e como responder de forma saudável aos desafios atuais. Potenciar o que nos torna humanos — nomeadamente o alargamento da nossa consciência — é, para mim, a alavanca fundamental para enfrentar esses mesmos desafios. A velocidade de evolução da “tecnoesfera” ultrapassou, em muito, a capacidade de adaptação da “biosfera”, da qual fazemos parte. Isto reflete-se no baixo nível de envolvimento das pessoas no trabalho, na crescente incidência de depressão, ansiedade e até suicídio entre os mais jovens. Quem somos, como nos relacionamos e como nos mantemos saudáveis são questões essenciais para uma reflexão que exige responsabilização pessoal e coletiva. O conhecimento que trago permite reconhecer padrões de personalidade que comprometem o bom funcionamento das equipas, interferem com a qualidade da gestão ou perpetuam hábitos prejudiciais. Assim, podemos “relaxar” esses padrões — sem culpa — e libertar talento, liderança, resiliência física e emocional. Conhecer, atualizar e guiar o modo de processamento emocional, cognitivo e comportamental ajuda a criar estratégias que nos tornam mais equilibrados, produtivos e saudáveis.




Que impacto concreto o teu trabalho já teve em empresas ou pessoas que assistiram às tuas palestras?

Minnie Freudenthal: A energia e o conhecimento que partilho em cada palestra ou workshop resultam, muitas vezes, num encerramento caloroso, com perguntas pessoais e partilhas autênticas. Muitas destas sessões são o ponto de partida para acompanhamentos mais personalizados, seja em contexto clínico, seja em ciclos anuais nas próprias empresas. Esses encontros funcionam frequentemente como catalisadores de transformação pessoal, com impacto direto no funcionamento de equipas e direções, mas também na vida pessoal e familiar dos participantes. É sempre gratificante reencontrar essas pessoas noutros contextos e perceber como conseguiram transformar hábitos e viver de forma mais plena, criativa e alinhada com os seus propósitos — tanto a nível profissional como pessoal.




Que insights ou mudanças imediatas o público pode esperar ao assistir à tua palestra?

Minnie Freudenthal: Cada pessoa ou grupo de pessoas encontra-se num ponto diferente de transformação. O que leva, ou levam, consigo para casa pode ser maior consciência dos seus hábitos e onde isso os está a levar, que impacto estes hábitos ou crenças têm na sua performance, mas também serve de inspiração para uma imediata integração de novos hábitos, ferramentas de autorregulação e co regulação. Acredito, assim, que cada palestra ajuda a capacitar a pessoa ou grupo de pessoas a projetar um futuro mais funcional, saudável e produtivo.

Materiais Orador

Minnie Freudenthal

Médica extraordinária com um olhar diferente sobre a humanidade da medicina

bottom of page