BIOGRAFIA
Uma voz diferenciada e autêntica. Uma paixão pelo poder transformador
Laurinda Alves é uma das mais respeitadas comentadoras da atualidade, uma voz que se distingue pela intervenção cívica e divulgação de causas e talentos das novas gerações, mas também pela formação que dá em áreas tão estratégicas como Comunicação, Liderança, Educação e Human Skills, conjugando-as sempre com valores éticos.
A sua maior paixão, aquilo que verdadeiramente a move enquanto professora e formadora, é levar cada pessoa ao seu melhor, elevando também o seu patamar de eficácia. A Laurinda Alves sabe que tudo se joga na comunicação e na confiança e, por isso, aposta no desenvolvimento individual tendo o cuidado de cultivar a autenticidade e a confiança de cada pessoa, evitando os artificialismos próprios da era em que vivemos, da imagem fabricada ou 'retocada'.
O sucesso assenta na comunicação construtiva, com feedback resgatador
Laurinda Alves parte da realidade das organizações, sabendo que são um imenso sistema de colaboração e entrega, para focar numa comunicação mais clara e mais eficaz, inequívoca e construtiva. Reforça a consciência da importância do feedback resgatador, que é aquele que não reduz ninguém à sua falha e, pelo contrário, convoca forças que permitem superar erros e evitar crises. “Quanto mais e melhor colaboramos, melhores são também os resultados que entregamos”. Pessoas e equipas, leaders e followers, todos precisamos de treinar a confiança e melhorar a comunicação para multiplicarmos os talentos próprios e dos outros, conjugando dons e competências entre equipas e, desta forma, alcançarmos os objetivos organizacionais.
Laurinda Alves possui uma vasta experiência profissional enquanto comunicadora, tendo sido repórter de televisão e rádio, colunista, cronista, apresentadora, conferencista e professora. Fundou e liderou a Academy of Purpose, na Nova SBE, e é também autora tendo publicado nove livros de short stories.
Foi colunista do jornal Público durante 12 anos, colunista diária do jornal “i”, e mais recentemente colunista do jornal Observador, online. Foi também Curadora e Diretora do Dialogue Cafe, na Fundação Calouste Gulbenkian, projeto em parceria com as Nações Unidas | Aliança das Civilizações & a Cisco, fundou e dirigiu a revista XIS, no jornal Público.
Acredito profundamente que podemos sempre partir da realidade que experimentamos, seja ela marcada pela adversidade ou pela facilidade, e tentar fazer mais e melhor. Sei, por experiência própria, que o impacto mais forte e duradouro que podemos causar é o de resgatar a confiança e projetar esperança. Sem confiança ninguém avança.
Laurinda Alves
Um legado inspirador de impacto, em nome de uma sociedade melhor
Reconhecida pelo seu excecional trabalho, Laurinda Alves foi distinguida com o Prémio Gazeta de Jornalismo em 1990. Em 2000 recebeu das mãos do Presidente Jorge Sampaio a Comenda da Ordem do Mérito, pelo seu contributo para o debate público das questões educativas.
O voluntariado é incontornável na sua vida e, entre as inúmeras causas que apoia, defende e divulga, é cofundadora da Academia do Johnson, uma ONG que apoia jovens em risco. Voluntária em Cuidados Paliativos, fez vários anos de voluntariado de cabeceira com pessoas doentes, no seu estado de maior vulnerabilidade, em que a maneira como comunicamos importa e faz toda a diferença. A marca da Laurinda é a de um compromisso claro com a inclusão social e o desenvolvimento humano. Atualmente, é Diretora Executiva das Conferências do Estoril e também Diretora Executiva de DEI- Diversidade, Equidade & Inclusão, na Nova SBE. Dedicada a empoderar pessoas, equipas e comunidades, Laurinda é uma força motriz de transformação positiva, dedicando-se incansavelmente a moldar um futuro onde a comunicação eficaz, a confiança mútua, a autenticidade e a inclusão social são pilares fundamentais.
MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO
Press Release
Biografia
Fotografias
Vídeo