top of page

Rita Piçarra

Ex-CFO reformada aos 44 anos, com uma carreira planeada a pensar na independência financeira

BIOGRAFIA

Da liderança corporativa à reforma antecipada, porque a vida não pode esperar

Rita Piçarra, ex-CFO da Microsoft Portugal, deu que falar em 2023 ao se reformar com 44 anos. Formada em Auditoria pelo ISCAL, a Rita traçou um percurso exemplar por empresas renomadas, como a Deloitte e a Microsoft, ocupando cargos de liderança em diversos países, incluindo Portugal, França, Brasil e Estados Unidos. A sua dedicação e competência foram reconhecidas em 2016, quando foi nomeada a melhor gestora financeira da Microsoft América Latina.

Aos 44 anos, Rita alcançou a independência financeira e decidiu encerrar a sua carreira corporativa, uma decisão meticulosamente planeada desde os seus 20 anos, quando a morte prematura dos pais, ambos com pouco mais de 50 anos, fê-la reequacionar o papel do trabalho e da carreira na sua vida.

PALAVRAS-CHAVE

Independência financeira, Planeamento de carreira, Saúde mental

Uma história inspiradora de metas de vida e gestão de carreira

Munida de uma visão estratégica, a Rita investiu sabiamente e manteve um estilo de vida poupado, garantindo a sua segurança financeira. Agora, pode fazer o que os pais acabaram por não conseguir: gozar a vida depois da reforma.

A Rita é apaixonada pelo mar e por viagens, dedicando-se, a tempo inteiro, à família, amigos e passatempos, como o surf e o skate. Além disso, tem sido convidada a contar a sua história e oferecer conselhos em diversas palestras e entrevistas, inspirando muitos a alcançarem as suas metas de vida. Deixou também as suas aprendizagens por escrito no seu livro "A vida não pode esperar", um manual prático e motivador que revela fatores importantes para alcançar a independência financeira, desde o crescimento da pessoa na organização e a expansão do seu networking, como a forma como se negoceia o salário e se aposta em investimentos diversificados.

Cabe a cada um de nós definir o nosso futuro, nós somos os donos do nosso percurso profissional. O nosso manager pode apoiar-nos nos desafios ao longo do caminho, e a empresa deve fornecer um conjunto de recursos para nos informar acerca das diversas escolhas. Mas cabe a nós sermos os maiores responsáveis pelo nosso plano.

Rita Piçarra

O caminho para uma carreira de sucesso e uma vida plena

A gestora iniciou sua carreira na área de auditoria na Deloitte, mas foi na Microsoft que, durante 18 anos, cresceu profissionalmente. O seu percurso é marcado pela sua determinação e ambição: desde o início, estabeleceu metas claras e trabalhou intensamente para atingi-las, sempre almejando a independência financeira.

Para alcançar essa liberdade, foram fundamentais: a sua ambição; o alavancamento de salário e ganho de competências no estrangeiro; o equilíbrio entre vida pessoal e profissional; um estilo de vida minimalista, poupando ao máximo e investindo de forma diversificada; a preparação mental para a transição do mundo corporativo, refletindo sobre propósito, novos objetivos e formas de contribuir para a sociedade.

Agora, Rita dedica o seu tempo a atividades que a apaixonam e que sempre quis explorar mais profundamente. Ela é a prova de que é possível alcançar um equilíbrio saudável entre sucesso profissional, realização pessoal, e tempo para aqueles que amamos.

Rita Piçarra

Ex-CFO reformada aos 44 anos, com uma carreira planeada a pensar na independência financeira

bottom of page