top of page

João Maia Abreu

Mestre da informação e comunicação, liderando através da estratégia e inspiração

Anchor 1

Um talentoso transmissor de informação nacional e internacional

Sobre

João Maia Abreu é um maestro da comunicação com mais de 25 anos de experiência, cujo talento e paixão se destacam em cada evento e programa que apresenta. Com uma carreira brilhante construída na TVI e no Grupo Media Capital, o João é uma figura proeminente e respeitada no mundo da comunicação social.

Ao longo do seu percurso como jornalista, João tem mostrado a sua versatilidade e competência, atuando como pivot de informação na TVI e TVI24, e assumindo o papel de repórter internacional e correspondente europeu em Bruxelas, onde cobriu eventos de grande relevância e complexidade com uma perspetiva única e envolvente.

PALAVRAS-CHAVE

Media, Comunicação, Apresentador, Moderador

Ampliando a influência da televisão portuguesa com um olhar estratégico

Na TVI, João não apenas informou a atualidade, como também inovou. Assumindo o cargo de Diretor de Informação, foi também responsável pelo lançamento e gestão de importantes canais como a TVI24, e os internacionais TVI Internacional e TVI África, ampliando o alcance e a influência da televisão portuguesa além-fronteiras. A sua visão estratégica e espírito de liderança transformaram esses canais em referências no setor: um feito que demonstra a sua capacidade de combinar a criatividade com uma gestão eficiente e ambiciosa.

Além dessas contribuições, o João também abraçou a comunicação institucional e as relações internacionais e corporativas do Grupo Media Capital, destacando-se especialmente na área da sustentabilidade do grupo.

Gosto de todo o meu percurso, e a área onde estou hoje em dia é muito importante. Há sempre mais para descobrir, para se fazer, para se reinventar.

João Maia Abreu

Um futuro poderoso dos media impulsionado por um líder

Formador certificado e especialista em media training, o João é um mentor natural, munido de um vasto conhecimento em comunicação estratégica, gestão de crise e oratória.

Trilingue, João apresenta e modera congressos, conferências e eventos tanto em Portugal quanto no estrangeiro, em português, inglês e espanhol. A sua presença é marcante e a sua capacidade de engajar o público e moderar conversas em palco é notável.

Apaixonado pelo que faz e audaz nos seus objetivos, João Maia Abreu é mais do que um nome na comunicação social, é uma força impulsionadora, um extraordinário orador que continua a inspirar e a transformar o cenário da comunicação onde quer que vá.

João responde

Porque é que o teu papel como moderador é essencial nos dias de hoje?


João Maia Abreu: O moderador tem um papel fundamental. Como um “maestro”, permite que cada orador “brilhe”, ajudando a focar e a explanar ideias, para que o todo seja harmonioso, percetível e cativante para quem está a “beber” a informação que está a ser transmitida. O moderador deve estar atento, pronto a entrar em ação, a “espevitar”, a ser um catalisador de tudo o que está a ser dito e que deve ser dito. É um papel imprescindível para que a mensagem seja amplificada e chegue de forma eficaz ao destino.




Que impacto concreto já tiveste ao moderar conversas em empresas, eventos ou comunidades?


João Maia Abreu: O facto de alguém falar sobre a sua vida profissional, contar uma experiência, debater um caso académico, uma teoria ou simplesmente dar a sua douta opinião sobre um determinado assunto, não faz dessa pessoa um especialista na “arte” de comunicar. Para isso, estão os comunicadores. E o moderador é isso também — um comunicador, que, com alguma “arte”, pode ajudar a que essa mensagem seja bem passada. Muitas vezes me agradeceram por ter recentrado um assunto, por ter colocado limites à “troca de galhardetes” numa discussão, por estar atento e perceber que há um desvio face à mensagem que se pretende passar, por alertar para o tempo despendido e por colocar todos os intervenientes em pé de igualdade, conseguindo que todos deem o seu “melhor”.




Que insights ou transformação o público pode esperar de uma sessão moderada por ti?


João Maia Abreu: Uma conversa bem conduzida é sinónimo de sucesso. Envolver o orador e conseguir retirar o seu melhor. Ser o seu recetor primário, podendo ser “parceiro”, interpretar o público — que é o destino final e mais importante desse momento. E saber sempre focar no essencial: que a mensagem passe! Que seja claro esse discurso! E que o público saia mais informado, e que essa sessão sirva para que todos, cada um à sua maneira e no seu papel, possamos aprender algo e retirar valor!

Materiais Orador

João Maia Abreu

Mestre da informação e comunicação, liderando através da estratégia e inspiração

bottom of page